Um dos marcos do projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica aconteceu nesta terça-feira, 06, em reunião virtual do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (COMPHIC), convocado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
As arquitetas Beatriz Chaves e Marina Xavier, que assinam a proposta da Cagece para restauro e novos usos, apresentaram aos conselheiros o detalhamento do projeto conceitual que a companhia está desenvolvendo.
A apresentação pode ser acessada aqui: APRESENTAÇÃO SECULTFOR
A proposta foi bem recebida pelo grupo, que na reunião anterior havia deliberado sobre a instrução de tombamento das Caixas d’Água do Benfica, priorizada em virtude do avanço no projeto para a área que desde 1994 não recebe manutenção, estando sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. O processo de tombamento do conjunto arquitetônico teve início em 2010 e só agora está sendo concluído.
Além da equipe da Cagece, Secultfor e conselheiros, participaram da reunião Pedro Esdras e Dalila Menezes, do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O órgão tem atuado na articulação para que as diferentes instituições necessárias ao andamento do projeto atuem em suas respectivas responsabilidades.