Cronograma: um quebra cabeça importante

Equipes da Cagece e Iplanfor revisam cronograma do projeto levando em consideração variáveis que dependem das instituições parceiras

Equipe da Cagece e representante do Iplanfor em revisão de cronograma

 

O projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica avança e com ele a necessidade de alinhar expectativa e realidade em torno das complexidades da iniciativa. Na terça-feira, 28, equipes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) se reuniram para revisar cronograma.

Isso porque, para além do desenvolvimento do projeto arquitetônico, previsto para ser apresentando ao Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (COMPHIC) na próxima quarta-feira, 6, a viabilidade do restauro depende da regulamentação do terreno onde estão as caixas d’água protegidas por tombamento. É essa regularização que vai garantir a Cagece conseguir, junto a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), as licenças para as obras. A regularização vai definir ainda a devolução do espaço público que há anos é utilizado como estacionamento pelos alunos da Faculdade de Direito da UFC (Fadir).

De acordo com Dalila Menezes, articuladora do projeto pelo Iplanfor, a UFC já recebeu a proposta de regularização por parte da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e depende agora da validação por parte dos gestores da universidade. Além de legalizar a cessão do espaço para a Cagece por 20 anos, para que a manutenção pós-restauro seja feita pela companhia, a medida vai regularizar a situação dos próprios imóveis da Fadir, construídos em terrenos doados pelo estado e localizados ao lado do conjunto arquitetônico mas, até então, sem documentação.

A agilidade na solução sobre a cessão do terreno definirá etapas seguintes do projeto, como licenças, licitações das obras, adequações de infraestrutura e trânsito no entorno pelos órgãos competentes. A expectativa é que a Sepog consiga solucionar a pendência sobre a regularização até o mês de setembro, tempo em que a Cagece já terá aprovação da proposta pelo COMPHIC.

Logo que tivermos segurança sobre as ações que não dependem da Cagece, mas que são diretamente atreladas ao avanço do projeto, divulgaremos novo cronograma.