//O Restauro
Arquitetura e readequação de uso para o público
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), empresa que presta serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para mais de cinco milhões de cearenses, está realizando um projeto inédito: o Restauro das Caixas d’Água do Benfica, localizadas próximos às ruas Antônio Pompeu e General Sampaio, no Centro de Fortaleza.
Ainda na primeira gestão do governador Camilo Santana, surgiu a possibilidade da companhia assumir o espaço, realizando a restauração e devolvendo um espaço público com um grande potencial para a cultura, turismo e lazer.
Já na segunda gestão, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, se comprometeu a avançar no que será um marco para a valorização e conservação patrimonial em Fortaleza, colaborando para ressignificar o espaço de forma acessível e inclusiva.
Gerenciado em nível estratégico pela Assessoria de Projetos em Comunicação da Cagece, e articulado na Prefeitura pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) com apoio da UFC, o projeto pretende ser um referencial na transparência das fases relevantes ao processo, assim como ser um estímulo à educação patrimonial na capital cearense – podendo alcançar outros municípios por este Ambiente Virtual de Memória.
O projeto é um resultado, também, das parcerias e o comprometimento do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e órgãos relacionados à planejamento, infraestrutura, mobilidade, trânsito e direitos humanos, além da adesão da Universidade Federal do Ceará (UFC).