Prefeitura e UFC avançam em negociação para preservar projeto

Uma segunda reunião entre o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Cagece e Universidade Federal do Ceará (UFC) arrefeceu o…

Uma segunda reunião entre o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Cagece e Universidade Federal do Ceará (UFC) arrefeceu o impasse em relação a incorporação ao Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica, da área utilizada como estacionamento dos alunos da Faculdade de Direito (Fadir).

Conforme encaminhamento da reunião do último 5 de maio, o Iplanfor apresentou uma alternativa para preservar a proposta da Cagece para o restauro e urbanização do entorno – que tem como premissa acessibilidade e novos usos do espaço público para requalificação aquela área do Centro.

A alternativa apresentada pelo órgão de planejamento visa ainda solucionar a carência de salas de aula para cursos de pós-graduação do Direito assim como ampliar as vagas de estacionamento da faculdade por meio de um estacionamento subterrâneo a ser construído no terreno do novo bloco.

Pedro Esdras, diretor de Planejamento do Iplanfor, apresentou o estudo realizado pelo instituto com o demonstrativo dos imóveis, área de interesse e valor estimado das desapropriações. A UFC foi informada ainda sobre que tipos de construções são viáveis para o local – como, no máximo, quatro andares, além de outros cuidados referentes à área de interesse do patrimônio histórico de Fortaleza, como a Casa do Barão de Camocim e as próprias Caixas d’Água do Benfica.

Pedro Esdras, diretor de Planejamento do Iplanfor, apresentou uma alternativa para preservar o projeto de restauro e urbanização das Caixas d’Água do Benfica e entorno

A alternativa apresentada pelo Iplanfor atendeu às expectativas da UFC, tendo em vista que poderá solucionar um problema já vivenciado pela Fadir há muitos anos. Como encaminhamento, a UFC irá desenvolver, por meio da Superintendência de Infraestrutura da universidade, o desenho do novo bloco do Direito, que deverá ser apresentado a deputados e senadores com a finalidade de captar recursos para o que seria um divisor de águas para a Fadir. O superintendente do Iplanfor e vice prefeito de Fortaleza, Elcio Batista irá conduzir as negociações futuras com a instituição.

Acesse o aqui o estudo apresentado pelo Iplanfor.