No Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica, o diálogo entre órgãos e instituições que se conectam direta ou indiretamente à proposta da Cagece tem ocorrido por meio da articulação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).
Nesta quarta-feira, 11, foi a vez da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) conhecer detalhes do projeto. A articuladora do projeto pelo Iplanfor, Dalila Menezes, pontuou questões relacionadas ao terreno onde estão localizadas as Caixas d’Água em tombamento, assim como o trabalho que vem sendo realizado junto a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). “Estamos, junto com a Sepog, tratando sobre a regularização do terreno que, como sabemos, é um espaço público”, informou Dalila.
Além da regularização do terreno e cessão para a Cagece por 20 anos, a companhia apresentará à Seuma toda documentação necessária para as licenças. Durante a reunião, ficou acordado que o Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica será tratado como projeto especial, que conta com uma comissão permanente de avaliação do Plano Diretor, tendo em vista que a proposta da Cagece mexe com o entorno das caixas d’água e tem especificidades de um projeto com patrimônio histórico.
A Cagece dará entrada com os pedidos de licenças na Seuma somente após regularização fundiária e aprovação da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).