Enquanto a Cagece avança na contratação dos projetos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, etc), internamente se discute, junto a Gerência de Meio Ambiente (Geman), as tratativas para que o projeto atenda às normas de sustentabilidade e ao uso responsável dos recursos naturais como, por exemplo, consumo reduzido e reaproveitamento da água. A ideia é que o projeto seja desenvolvido com a chancela de um certificado de sustentabilidade.
Nesta sexta-feira, 27, as arquitetas Beatriz Chaves e Marina Xavier e a gestora do projeto, Dalviane Pires, se reuniram com Romildo Lopes e Suelen Araújo, consultores internos em sustentabilidade pela Gemam e o paisagista Bruno Ary para visita técnica de alinhamento em torno dos tipos de plantas escolhidas, assim como formas de implementar Soluções Baseadas na Natureza (SBN) ao projeto.
O Projeto de Restauro e Readequação de Uso das Caixas d’Água do Benfica prioriza um paisagismo com plantas nativas, adequadas ao nosso clima, além de espécies com potencial filtrante. Estão previstos ainda o reaproveitamento da água dos ar-condicionados e dos efluentes gerados nas pias do bloco anexo, também chamadas de águas cinzas.