Dúvidas sobre o projeto

Preparamos um tira-dúvidas para que você possa compreender cada detalhe do Projeto de Restauro do Benfica.

Preparamos um tira-dúvidas para que você possa compreender cada detalhe do Projeto de Restauro do Benfica. Lembrando que você ainda pode opinar na pesquisa

COMO SURGIU A IDEIA DO RESTAURO DAS CAIXAS D’ÁGUA DO BENFICA?

A ideia nasceu ainda na primeira gestão do governador Camilo Santana. A Cagece foi estimulada a assumir o futuro das Caixas d’Água do Benfica, tendo em vista que representam muito para a história do saneamento de Fortaleza. Por ser um projeto complexo e inédito para a companhia, o nosso presidente, Neuri Freitas, levou um tempo para tomar o projeto como prioritário. 

Mas, há um ano e meio, começou a ser dialogado com as partes interessadas, pois um projeto desse porte vai além dos recursos financeiros. Exige cooperação entre todas as partes envolvidas. 

COMO ESTÁ O ANDAMENTO DO PROJETO?

No momento, estão sendo elaborados o mapa de danos, prospecção pictórica e histórico das Caixas d’Água. Para fazer isso, contratamos a especialista CAL Restauro. Esses documentos irão compor um dossiê que a Cagece está elaborando para ser analisado pela Secultfor. Só após a aprovação da Secretaria, a Cagece poderá licitar a obra.

QUEM SÃO AS ARQUITETAS RESPONSÁVEIS?

Beatriz Chaves e Marina Xavier são arquitetas da Cagece e têm formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. São entusiastas da proteção ao patrimônio histórico.

Beatriz é arquiteta, historiadora e estudante do Mestrado em Patrimônio Histórico da UFC. Marina é arquiteta e estudante do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC, também com viés de pesquisa em patrimônio.

QUANTO VAI CUSTAR O PROJETO E QUEM VAI CUSTEAR?

A Cagece trabalha, neste momento, com a estimativa de que o Projeto de Restauro das Caixas d’Água do Benfica custe em torno de R$ 25 milhões, com a expectativa de que o valor investido possa retornar à Cagece, ao longo dos próximos 20 anos, em ações de real impacto social e ambiental, fortalecendo práticas ESG.

O projeto também fortalece a valorização patrimonial da empresa, que possui uma terceira caixa d’água em operação no local e um reservatório semienterrado na Praça da Bandeira.

QUANDO AS OBRAS SERÃO INICIADAS?

Estamos todos ansiosos. Mas existe um rito que a Cagece precisa cumprir antes de licitar a obra. Está sendo elaborado um dossiê com o projeto e relatórios obrigatórios para a área de patrimônio do município. Só após a aprovação da Seculfor, a Cagece poderá iniciar a licitação e, posteriormente, a obra. Estamos trabalhando para que o início ocorra no primeiro semestre de 2023.

QUANDO SERÁ ENTREGUE O ESPAÇO RESTAURADO PARA USO?

Previsto para o segundo semestre de 2023.

QUAL VAI SER O PRINCIPAL PROPÓSITO DO ESPAÇO DEPOIS DO RESTAURO?

Ser um projeto referência no procedimento de restauro arquitetônico, com a priorização do pedestre, a partir da acessibilidade universal, educação ambiental, turismo e lazer, mantido pela Cagece.